O que é estar em BLACKLIST?


Estar na lista negra de alguém nunca pode ser boa coisa. Mas o que será que significa quando alguém menciona que estamos em Blacklist, referindo-se ao contexto do seu email ou servidor?

Quando os emails são enviados eles saiem sempre de um servidor, e identificado por um IP público (uma espécie de matrícula de circulação na internet). Esses emails seguem o seu caminho até chegarem ao destino.

Por causa do imenso lixo a circular nos emails, cada vez mais os servidores de destino têm mais regras e critérios para deixar entrar emails.

Um desses critérios é o uso destas Blacklists. Estas blacklists são muitas vezes independentes aos servidores e actuam como uma entidade independente que vai registando uma lista de IPs infractores, ou que enviam spam, receberam queixas ou outros critérios semelhantes. E assim avisam o servidor que o email a chegar vem de um desses IPs.

Com esta informação, a política do servidor pode ser de bloquear e não deixar passar estes emails como proteção.

Isto significa que se o IP público do seu servidor de envio está nestas listas, muitos dos seus emails podem não estar a ser recebidos.

O que é necessário fazer nestas alturas é verificar em que lista fomos identificados, perceber qual foi a razão de ter sido lá listado, resolver o problema e pedir para sair da lista. Este é um processo que pode ser simples e resolvido em horas, ou complicado, caro e demorar dias a ser resolvido.

Daí que é imperativo ter boas práticas de envio de emails para prevenir estas situações. Se estiver em alojamento partilhado também nem sempre esta situação depende das suas boas práticas, mas de todos os utilizadores daquele servidor.

Se precisar de ajuda a prevenir ou a resolver problemas de blacklists, pode sempre entrar em contacto connosco.

#blacklist #email #newsletter #alojamento #alojamentopartilhado

Precisa de ajuda?

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.