Rotinas ou hábitos são importantes para manter um nível padrão de qualidade dos nossos produtos/serviços.
É verdade que podemos ter rasgos de inspiração ou de perfomance, mas vão ser as rotinas ou hábitos que nos permitem nunca descer a um nível indesejado.
Como é que eu ensino a fazer isso no Clickup? Mas que obviamente pode aplicar a outros softwares?
A minha sugestão é fazer isso em 4 passos:
O primeiro passo é criar as tarefas de rotina recorrentes. Estas podem ser tarefas básicas a serem executadas por alguém, como também já podem ser tarefas básicas de verificação se algumas coisas foram executadas ou se estão ao nível que pretendemos. Como todas as tarefas, estas devem estar atribuídas a alguém.
O segundo passo é colocar-lhe uma etiqueta nessas tarefas para as podermos filtrar transversalmente independente aonde essas tarefas estão.
O terceiro passo é criar uma visualização para ver todas as tarefas de rotina na mesma lista e assim facilmente identificar áreas que estão a ser descuidadas.
Por último, é ter mais um tarefa de rotina, com a recorrência que fizer sentido de ir verificar essa visualização a ver o que precisa de atenção.
Nem sempre novos hábitos são fáceis de adquirir, mas se os definirmos conscientemente, então eles tornam-se parte do novo automático e estabelecemos um padrão de qualidade desejado nas nossas organizações.
E tu como tens feito para manter as rotinas a funcionar na tua empresa?