O que não fazer em marketing digital: avaliações desonestas


Não há produto moderno sem uma série de testemunhos, avaliações, reviews e muitos mais. É verdade que há uma série de sites que se alimentam disso e influenciam o consumidor. A isto é chamada a prova social.

Contudo, como tudo na vida será que há ética no marketing digital? Há, havia e devia continuar a haver, mas para isso as empresas não devem cair na tentação de manipular a prova social.

É verdade que a prova social nem sempre é justa, porque pode ser inexistente quando o produto é bom, quem comenta são sempre os críticos e aí podemos ter que fazer um esforço consciente para “construir” uma prova social que reflicta o bom e o mau.

Algumas empresas porém chegam a criar avaliações falsas, a criar perfis para denegrir a concorrência e definir estratégias com recompensas para ter a boa avaliação.

A linha da recompensa da avaliação/autêntica é confusa. Já recebi pedidos para avaliação em que dão um cupão de x dólares. Ou outros que só dão um bónus caso a pessoa faça a avaliação positiva. Apenas pedem avaliação a clientes satisfeitos, ou claramente sugerem a criação de avaliações falsas, no sentido que não corresponderam à verdade.

O mundo das avaliações não é justo, mas sejamos íntegros.

As empresas podem adoptar uma postura ética e ser honestas com seus consumidores, incentivando avaliações genuínas e trabalhando para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.

Como utilizadores, também podemos ajudar os bons negócios por lhes dar boas avaliações para recompensar os que realmente merecem.
Uma boa regra, o que diriam a um familiar sobre aquele negócio, que coisas ele devia ter atenção se for ser seu cliente?

E que tal a prova social dos seus negócios, têm sido justas?

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