Não há produto moderno sem uma série de testemunhos, avaliações, reviews e muitos mais. É verdade que há uma série de sites que se alimentam disso e influenciam o consumidor. A isto é chamada a prova social.
Contudo, como tudo na vida será que há ética no marketing digital? Há, havia e devia continuar a haver, mas para isso as empresas não devem cair na tentação de manipular a prova social.
É verdade que a prova social nem sempre é justa, porque pode ser inexistente quando o produto é bom, quem comenta são sempre os críticos e aí podemos ter que fazer um esforço consciente para “construir” uma prova social que reflicta o bom e o mau.
Algumas empresas porém chegam a criar avaliações falsas, a criar perfis para denegrir a concorrência e definir estratégias com recompensas para ter a boa avaliação.
A linha da recompensa da avaliação/autêntica é confusa. Já recebi pedidos para avaliação em que dão um cupão de x dólares. Ou outros que só dão um bónus caso a pessoa faça a avaliação positiva. Apenas pedem avaliação a clientes satisfeitos, ou claramente sugerem a criação de avaliações falsas, no sentido que não corresponderam à verdade.
O mundo das avaliações não é justo, mas sejamos íntegros.
As empresas podem adoptar uma postura ética e ser honestas com seus consumidores, incentivando avaliações genuínas e trabalhando para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços.
Como utilizadores, também podemos ajudar os bons negócios por lhes dar boas avaliações para recompensar os que realmente merecem.
Uma boa regra, o que diriam a um familiar sobre aquele negócio, que coisas ele devia ter atenção se for ser seu cliente?
E que tal a prova social dos seus negócios, têm sido justas?
#provasocial #justiça #reviews #google #amazon #produtos #serviços