Todas as semanas enviamos um email aos nossos clientes, com algumas dicas, sugestões, estado do mercado ou coisas diversas que achamos relevante para o momento.
É informação cuidada e feita a pensar neles. Tem como objectivo informar, educar no sentido de como aproveitar alguns recursos ou serviços disponíveis e por fim para manter tanto quanto possível um canal de comunicação aberto com os clientes.
Uma das preocupações que as empresas que fazem a mesma coisa é a percentagem de entrega. A entrega é a relação dos emails realmente na caixa do correio das pessoas versus, os que não chegam aos servidores porque foram rejeitados e os que foram parar à caixa de SPAM. E ter uma boa percentagem de entrega continua a ser uma luta por muitas razões.
Já no passado fiz vídeos a explicar a importância do SPF e do DKIM e hoje queria falar também sobre o formato dos emails.
Temos que entender que os sistemas para procurar SPAM fazem é procurar conteúdo com “ar” comercial e que tenham keywords clássicas das vendas, que não se costumam usar em emails de comunicação normais. Também o uso de imagens, código HTML excessivo, muitos links exteriores, anexos e outros critérios que vão sendo adicionados.
Já houve situações em que ao analisarmos situações de clientes, descobrimos a simples assinatura empresarial da pessoa estava a fazer com que todos os emails fossem parar ao SPAM.
Surge aqui o dilema, vamos querer mandar newsletters e emails bonitos ou apostar menos na imagem e mais no conteúdo?
Também nós lidamos com este dilema e a partir de hoje vamos mandar também a nossa newsletter, mais focada no conteúdo e menos na imagem. Esperamos que o conteúdo seja mais saboroso que a casca.
O que acha? Já tinha pensado neste dilema? Como fazem na sua empresa?
#emails #newsletters #branding #logo #spam