Google Meu Negócio ou Perfil de Empresa descomplicado


Seja um negócio físico ou não, vale a pena actualizar o seu Perfil de Empresa na Google (o antigo Google Meu Negócio, ou Google My Bussiness).

O Google é o maior canal de pesquisa, porque isso deve ser o seu primeiro ponto de entrada. Actualize o seu perfil de empresa porque tem alta visibilidade, é gratuito e tem baixa manutenção.

A Google desistiu da App Google Meu Negócio e concentrou tudo na app dos mapas, pois é sem dúvida a mais popular.
Mesmo que tenha um site, faz todo o sentido que tenha a sua ficha de empresa activa e actualizada. Ficam aqui as principais questões relacionadas com o Perfil de Empresa da Google:

👉Porque devo criar conta ou gerir a minha conta?
Se as pessoas estão no telemóvel, querem uma resposta rápida e o máximo abrangente possível. Se em 3 resultados que a pessoa não conhece, um não tem fotos, reviews ou não inspira confiança, esse certamente vai ser excluído, nestas escolhas de 30 segundos.
No entanto actualizar a sua conta é algo rápido e basta ter um mínimo de informação para que passe a ser um bom perfil.

👉O Perfil de Empresa é melhor que as redes sociais?
Pode ser. Mas é um sistema diferente pelo que os resultados serão de pessoas que estão a procurar coisas específicas ou estão localizadas perto da sua empresa, por isso podem muito bem ser leads melhor qualificadas que as pessoas que passam nas redes sociais.

👉Como criar conta?
O primeiro passo é ir a https://www.google.pt/business/ e no canto superior direito entrar com a sua conta e adicionar a sua empresa.
O processo é simples e é só ir seguindo o passo a passo apresentado no ecrã.
Normalmente para validar que é mesmo o proprietário a Google envia um postal para a sua morada física com um código que o vai permitir validar a autenticidade.

👉E se houver mais que um registo com uma empresa minha?
É simples, tente validar as duas, veja qual está em melhor posição em termos de testemunhos e informações e apague a outra.

👉E se a empresa já aparece nas pesquisas Google mas não está actualizado?
Pode então sugerir alterações directamente na pesquisa, mas se é o proprietário deve reclamar a empresa para poder fazer a sua gestão.

👉Qual a informação mínima que devo colocar?
As coisas básicas quee todos querem saber são : o horário de funcionamento, a morada se for um negócio físico (se quiser pode esconder a morada se não tem interesse que alguém o visite), breve descrição, área de actuação, contacto telefónico, categoria, site e algumas fotos.

👉Que tipos de actualizações se pode fazer?
Temos 3 categorias que são Ofertas, Novidades e Eventos.
Pode colocar texto, imagens, vídeos e links.
Lembre-se que as imagens e vídeos são de consumo imediato e as pessoas gostam de ver fotos reais.
Fotos da área exterior, interior, dos produtos ou serviços, da equipa, tudo serve para fazer fotografias.

👉Que tipo de conteúdos são interessantes?
Defina objectivos para os conteúdos que coloca. Sejam para ensinar, promover, definir um estilo para os seus clientes se identificarem.
Use fotos e vídeos reais.
O limite de escrita não é muito por isso tem que manter sempre a informação escrita dentro do limite dos 1500 caracteres. Pensar que normalmente o utilizador do Google Maps está a querer uma consulta rápida e não uma wikipédia sobre o negócio.
Pode sempre criar um CTA (comando de acção) ou envolver os utilizadores com perguntas, mas se fizer isto depois não se esqueça de responder.

👉Fazer actualizações é gratuito?
Sim, pode actualizar na app ou num browser.

👉Quais os formatos que devo usar?
Pode usar imagens JPG e PNG e a proporção sugerida é 4:3 (por exemplo 1200px por 900px), se bem que o sistema aceita outras.
Para vídeos até 30s de duração e 75Mb por vídeo, por isso são pequenos clipes apenas.

👉O que fazer quando alguém faz uma pergunta?
Normalmente será notificado por email ou notificação em app, e o ideal é responder o mais rápido possível, não só para ajudar a quem pergunta, mas para o Google sinalizar que é alguém que responde rápido.
Quando os utilizadores vão fazer perguntas, o Google dá a sugestão “Esta empresa responde em média na próxima hora” ou então “Esta empresa responde em média no próximo mês” (vá, se calhar estou a exagerar, mas é para perceber o ponto.

👉Como fazer com reviews negativas?
Nunca é fácil lidar com crítica, mas agradeça o comentário e seja humilde na resposta para não assustar outros clientes.
Todos sabemos como é fácil criticar e é fácil responder de forma agressiva, por isso se contradizer essa tendência, os seus clientes entenderão que se calhar foi uma excepção e que fez tudo para ajudar o cliente.

👉Como ter mais reviews positivas?
Há várias maneiras, mas penso que a mais eficaz é pedir review no momento certo, ou seja quando o cliente está contente com o seu serviço. Se pede cedo demais ou tarde demais já não tem o mesmo efeito.
Não espere só pelas reviews espontâneas, tenha uma forma sistemática de pedir reviews.

👉Para que servem as ofertas?
As ofertas tem o valor do destaque numa pesquisa ou destaque. Se tiver uma oferta vai-se destacar da concorrência. Por isso pense sempre que tipo de oferta pode ter disponível.

👉O que devo colocar nas novidades
As novidades são a categoria mais genérica, tudo pode ser uma novidade. Um novo produto, serviço, tendência, situação que aconteceu, notícia de notícia e assim por diante.

👉Para que servem os eventos?
Os eventos têm um destaque diferente também para eventos futuros e pode ter integração com alguns sistemas de eventos.

👉Vale a pena fazer anúncios?
Vale, mas faça só depois de ter o seu perfil forte e equilibrado para não desperdiçar dinheiro.

👉Não tenho tempo para actualizar, posso pedir ajuda?
Pode sim, o Perfil de Empresa, permite adicionar vários administradores à conta e pode fazer isso para distribuir a carga.

E que tal, já está preparado para ser fortíssimo no Perfil de Empresa do Google Maps?

Meta já na sua agenda tirar uma hora para tratar disto sem falta e se precisar de ajuda conte connosco, claro.

Se quiseres continuar a ver informações importantes para o teu negócio, segue-me nas minhas redes sociais.

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