A aquisição de um novo sistema informático ou aplicação online é por vezes o objetivo final das empresas, pensando que quando o tiverem está tudo resolvido.
Parte até talvez esteja, porque essa foi a solução para muitos problemas, mas agora vai a parte óbvia, conhece algum sistema informático ou aplicação online imutável e que não precise de manutenção?
Provavelmente não conhece, daí que nos nossos planos de progresso, temos que nos preocupar com a manutenção daquilo que já temos.
Muitas vezes a manutenção pode ser planeada e ir adequando conforme o histórico da experiência. O ideal é ser algo equilibrado e sustentável.
Por vezes perguntam-nos como estar a par das actualizações de tudo? E a resposta é que não precisa estar a par de tudo. Apenas precisa estar a par da sua situação, que certamente é mais limitada que tudo.
Para saber o que tem faça um inventário simples, seja do seu sistema informático ou aplicação web. Quais são os seus componentes maiores e que podem dar mais problemas, qual é o tempo estimado de manutenção? Posso “seguir” ou inscrever as suas newsletters?
Um caso prático da semana passada. A Prestashop (plataforma de comércio electrónico) lançou um alerta que muitos sites estão infectados e precisam fazer um procedimento de confirmação e actualização. Por vezes basta ir mantendo o site actualizado, mas outras vezes tem que fazer procedimentos adicionais. Então neste caso o mais fácil era mesmo seguir as newsletters da plataforma, ou as redes sociais. E isto pode-se aplicar a qualquer fornecedor de um plugin mais importante que o seu site tenha.
Desta forma sabe em primeira mão dos problemas e pode agir antes de ter problemas.
Se precisar de ajuda em situações deste tipo, seja a definir um plano equilibrado ou a resolver algum problema, conte comigo.
#manutenção #web #sistemainformático #prestashop #wordpress #joomla