Há 3 anos atrás fizémos o nosso primeiro lançamento digital. Desde então os lançamentos tornaram-se cada vez mais comuns no mercado como uma das ferramentas nas estratégias de marketing digital para uma venda pontual intensa e também aumento de contactos num curto período de tempo.
Os lançamentos em si não são uma novidade, porque fora do digital, sempre assistimos à promoção de um filme (com um aquecimento do público, press-releases, promoção, merchandising e por fim a estreia) ou a um evento físico. No entanto no comércio tradicional, o habitual não era este tipo de venda.
Nós quisémos antes de tentar aplicar em algum cliente testar este tipo de estratégia, porque a promessa era que este tipo de lançamento faria com que a pessoa/empresa pudesse facturar numa semana, o que facturaria numa semana ou às vezes num ano. O que na altura nos trouxe muito cepticismo hoje não temos dúvida da sua possibilidade.
Isto se dá porém, não com muito facilitismo, e uma ilustração apropriada, é o esforço de ir à lua. Para conseguir obter um resultado fora do normal, ir para o espaço, é preciso uma quantidade gigante de preparação, a ultrapassagem de “um tecto” a que estamos habituados e assim um rompimento para os resultados fora do habitual. Ou seja um lançamento dá muito trabalho, mas também é verdade que pode dar muitos resultados. Ou simplesmente o seu foguetão rebenta em chamas e perde todo o seu investimento, isto se o lançamento for mal executado, ou se algum dos seus componentes for defeituoso.
Dito isto, os lançamentos parecem funcionar em todas as áreas de negócio, no entanto nem todos os vão conseguir fazer devido à sua complexidade e trabalho envolvido. No entanto o meu desafio hoje é deixá-lo a pensar, será que começar a preparar um lançamento é para mim?
Da minha parte estou disponível para tirar alguma dúvida específica ou para ajudar na preparação de um lançamento.
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