Como fazer uma análise de mercado?


É importante uma análise de mercado antes de abrir um negócio ou até mesmo para experimentar um novo produto ou projecto. Elas são feitas para entender o tamanho do mercado e como vai ser a sua participação nele. Ficam aqui alguns pontos a ter em consideração

1 – Qual o tamanho do mercado. Pense quantos consumidores tem para esse produto ou serviço. E quanto você investiria e qual o tamanho do lucro? Quem é o público alvo desse produto/serviço?

2 – Quais as tendências do mercado. Pesquise o que as pessoas precisam e não estão encontrando; quanto estão dispostos a pagar por isso. Quando escolher o produto ou serviço em potencial, conheça a sua concorrência, os obstáculos do nicho, e possíveis imprevistos do mercado.

3 – O seu produto/serviço. Ele é relevante? Por que o consumidor escolheria o seu no lugar da concorrência?
O seu Preço. Ele é compatível com o produto? Condiz com os a concorrência? Cobre os custos e gera lucro?
Qual o canal que usará para a venda. Será de fácil acesso ao seu público alvo? Como divulgará o que vai vender? A sua estratégia tem boa estrutura e pode atingir os objetivos?

4 – Pense nos custos. O quanto precisará investir para começar, e futuramente para expandir o seu negócio. Quanto custa alugar um espaço se necessário, serviços de terceiros, despesas não previstas.

5 – Defina o seu diferencial. Tenha um grande conhecimento sobre o que quer vender, e estabeleça como será feito o atendimento ao público.

Se precisar de ajuda em algum destes passos, contacte-me.

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