Uns 30 anos atrás, na era dourada dos jogos de estratégia, muitos de nós passaram horas a desbravar o desconhecido, a tentar navegar no chamado ‘fog of war’.
Este elemento de jogo, que ocultava as áreas ainda não exploradas do mapa, era simultaneamente excitante e aterrorizador. Por um lado, havia a promessa de descobrir novos territórios, novas oportunidades. Por outro lado, também havia o perigo iminente de encontrar inimigos inesperados ou obstáculos desafiantes.
No mundo dos negócios digitais, muitas vezes encontramo-nos numa situação similar. Quando iniciamos um novo projecto, entramos numa nova indústria, ou assumimos um novo papel, somos frequentemente confrontados com o nosso próprio ‘fog of war’. Podemos sentir a emoção da descoberta, mas também a ansiedade do desconhecido.
Então, como lidamos com isso? Como navegamos no ‘fog of war’ dos negócios digitais?
A resposta é simples: não precisamos de fazer isso sozinhos. Tal como nos jogos de estratégia, onde podemos contar com batedores ou unidades de reconhecimento para revelar o mapa, no mundo dos negócios podemos recorrer a mentores, consultores, ou colegas experientes.
Eles já percorreram o caminho que estamos a iniciar, já desbravaram o desconhecido. Eles conhecem o terreno, sabem onde estão as oportunidades e os perigos.
Portanto, da próxima vez que se encontrar perante o ‘fog of war’, lembre-se: não precisa de explorar sozinho. Procure alguém que conheça o mapa, alguém que possa guiá-lo através do desconhecido. Isso não só irá aliviar o stress da exploração, como também permitirá que tome decisões mais informadas e, em última análise, mais bem-sucedidas.
Porque no final do dia, seja nos jogos de computador ou nos negócios digitais, a estratégia vencedora é sempre a mesma: conhecimento é poder.