“Eu sou da família dos popups, alguns consideram-me chato e aborrecido, mas há quem diga que faço o meu trabalho como ninguém.”
Estamos a falar do infâme “Exit popup”. Para quem não conhece o exit popup é da família dos popups chatos que aparecem, mas este tem a característica de aparecer apenas, quando o sistema desconfia que estamos de saída de uma página.
Há alguém que goste de popups? Provavelmente não. Mas então porque é usado?
Bem há 3 razões óbvias, uma é que parece aumentar as conversões (não há nada como testar no seu caso específico), a outra é que ajuda a reter os visitantes por mais um pouco ou o tempo suficiente para mais uma oferta. E por último, a sua complexidade tecnológica é relativamente baixa, sendo que é algo fácil de implementar na maioria dos sistemas.
Olhando para o lado negro dos popups, incluind os exit popups, é que são irritantes, o que pode influenciar a disposição do seu potencial cliente. Podem ser bloqueados por ad-blockers (dependendo da tecnologia usada) e na realidade não aparecem e por vezes não aparecem no momento certo estragando o timing e o mood do visitante.
Se compensa ter um chato eficaz a trabalhar por si no seu site? Pode depender, mas porque não experimentar e ver as estatísticas?
Algumas das sugestões de conteúdo para colocar dentro de um exit popup, pode ser uma oferta de desconto, uma inscrição da newsletter ou uma pesquisa rápida. Seja o que for, tem que ser algo relevante e atractivo, para compensar a interrupção na navegação.
Qual é a sua experiência, como utilizador e como vendedor, o exit popup é um bom, mau ou vilão?