Os desafios da sincronia


Os atletas de natação sincronizada começam cedo a preparar-se para este desporto/arte, com capacidades multidisciplinares de dança, ginástica e natação. Com o objectivo de conhecer o seu corpo e dominar o espaço da piscina de forma e precisão militar.

É agradável de ver a eficiência de uma equipa profissional que domina a sua área e as actividades da sua empresa da mesma maneira que uma equipa olímpica de natação sincronizada.

Mas quando no mercado de trabalho se discute a sincronia ou a assincronia, o trabalho remoto, físico ou híbrido as perguntas que temos em cima da mesa são:

Estou a montar uma equipa para o espectáculo ou estou realmente interessado nas pessoas que trabalham comigo?
Consigo mesmo encontrar pessoas tão fortes em tantas áreas para que a equipa não se prejudique pelas diferenças?
Preciso mesmo de uma equipa síncrona e presente ou preciso é de cumprir a missão do meu negócio e manter os valores e cultura da minha organização?
A qualidade do meu produto ou serviço depende da sincronia ou da presença?

As respostas vão ser variadas, porque depende realmente da área de negócio, mas uma coisa todos sabemos de forma natural. Somos todos “assíncronos”, humanos, com as nossas rotinas, famílias, dinâmicas e ciclos biológicos. Sempre que nos sincronizamos temos que deixar um pouco de nós para trás.

Conforme se iniciam as discussões da robotização, Inteligência Artificial e tudo o que as máquinas podem fazer por nós, devemos aproveitar para incentivar a nos tornarmos cada vez mais humanos, únicos, respeitando a nossa natureza e incentivando um nível extra de criatividade que só pode vir fora das barreiras da sincronização.

Artigo de Opinião publicado em OnStartups Magazine Portugal – # 17 Maio 2022

Deixe um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.