Pesquisas de mercado, estudo da persona, avaliação de produtos, estatísticas e muitas reuniões depois consegue avaliar o estado do seu mercado e dos seus clientes. Não é o que todos queremos? Nem sempre.
A maioria de nós talvez queira saber mais sobre o nosso potencial mercado, mas não tem o tempo, os recursos e a capacidade de fazer pesquisas ou análise extensivas o suficiente para ter a certeza.
Agora entra aqui uma teoria poderosa, já experimentou cortar uma fatia fina de um bolo e imediatamente ter ideia do que é que sabe todo o resto do bolo? Os menos gulosos, já fizeram isto de certeza. Os gulosos nunca se satisfazem com apenas uma fatia fina 😂.
Entra aqui o termo do “thin slicing” ou em português “o cortar de fatias finas”, mas explicar que os humanos têm a capacidade de ver padrões num piscar de olhos e de preencher buracos de informação baseados na sua experiência passada.
É um termo para explicar a nossa intuição, o nosso cérebro processa rapidamente a informação e por vezes as primeiras impressões são duradouras e muitas vezes acertadas.
O cérebro não é cego, ele usa uma série de padrões que nós já identificámos em experiências passadas para preencher as lacunas de informação. O que pode também induzir em erros de julgamento, mas que nos ajuda em muitas situações. O clássico “cheira-me que isto não vai correr bem” e não corre.
Como meter esta teoria a nosso favor? Capacite o seu negócio a poder fazer “thin slicing”. Procure no seu negócio os padrões que identificam os bons dos maus clientes, os bons dos maus projectos, os bons dos maus investimentos, as boas das más contratações e confie que se a fatia fina sabe bem, o resto do bolo também saberá.
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*a minha primeira utilização de uma composição DALL-E, podem criticar à vontade